sábado, 25 de setembro de 2010

Um livro, um filho ou uma árvore?

DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Um livro, um filho ou uma árvore?

Uma Doação de múltiplos Órgãos e Tecidos é a última chance de alguém deixar marcada a sua passagem por este mundo. Sem as implicações inerentes às três opções anteriores, bastando deixar bem claro para a Família, o desejo de ser Doador.

A família enlutada terá sua dor desviada para cumprir o derradeiro desejo deste ente muito caro. O fará com muita nobreza e com esperança de salvar outras famílias em situação quase semelhante, muito próximas da mesma perda. 

Deve-se avisar aos seus próximos o quanto antes, se possível hoje.

As mortes passíveis de se transformar em várias vidas não ocorrem com aviso prévio, muito menos em horários  adequados. Se isto não ocorre na maioria dos óbitos, muito menos nos que levam à Morte Encefálica. Estes acontecem num acidente de trânsito besta - o jovem filho foi comprar pão de moto e não voltou - , num traumatismo com causa inaceitável  - queda de árvore ou bicicleta, atropelamento por um motorista embriagado - , ou num acidente vascular cerebral - sofrido por um jovem empresário de manhã cedo no caminho do trabalho, por exemplo. Por isto a decisão e a comunicação devem ser feitas agora.

Há cerca de 65 mil pessoas atualmente registradas no cadastro nacional aguardando por  um órgão. As filas de espera aumentam gradativamente, mas não há aumento na mesma proporção de doadores. Na maioria dos casos, porque as famílias se negam a doar os órgãos do parente que teve morte encefálica e não se declarou ser Doador. A falta de preparo das equipes que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI's) contribui da mesma forma com os índices divergentes.

Existem países que só reconhecem como receptores aqueles se declararam doadores. Em outros considera-se que todos os condenados à morte são doadores. No Brasil todos podem ser receptores e apenas os que a família concorda poderão ser doadores.

Imite alguns dos grandes artistas e deixe seu grande acervo fazendo sucesso, mesmo depois de sua partida.

Um livro, um filho ou uma árvore?
Ou uma Doação?

O Grupo Hércules:
cuja atividade inicial, em 2002, era orientar sobre a Hepatite C, doença que geralmente torna indispensável a realização de um transplante em quem é portador do vírus. Com a doença vinculada à necessidade de uma doação de órgãos, o Grupo trabalha também para incentivar as doações, desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!