terça-feira, 21 de setembro de 2010

DOE ÓRGÃOS NA XV

Solidariedade muda paisagem do centro de Blumenau

O sábado de sol que a previsão do tempo por enquanto confirma para o próximo fim de semana é um convite para a população sair de casa. Quem aceitar dar uma passeada pelo centro de Blumenau vai encontrar uma paisagem diferente do início da manhã até o começo da tarde, alterada pela Solidariedade.
Voluntários do Grupo Hércules uniram integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, Programa Municipal de DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Isabel, do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Blumenau (Hemosc),acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau (Furb), da Associação Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Neoplasia  e outras entidades interessadas, em uma ação para a divulgação da doação de órgãos e transplantes de fígado. Será no dia 25 de setembro, das 8h às 13h.
Dois Sentimentos - Paulo Govêa 

Um dos objetivos do Grupo é lembrar à população o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro. Além de esclarecimentos sobre doação de órgãos, nas tendas dispostas na praça Dr. Blumenau e em frente a Catedral São Paulo Apóstolo serão oferecidos testes rápidos de HIV, verificação de pressão arterial e orientações gerais sobre saúde.
Os integrantes do Grupo Hércules, que coordenam a ação, são transplantados cuja atividade inicial, em 2002, era orientar sobre a Hepatite C, doença que geralmente torna indispensável a realização de um transplante em quem é portador do vírus. Com a doença vinculada à necessidade de uma doação de órgãos, o Grupo trabalha também para incentivar as doações, desde 2008. “O transplante é uma técnica de alta complexidade, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que precisa cada vez mais de doadores. É preciso educar e esclarecer a população desde cedo sobre a doação de órgãos”, diz a coordenadora do Grupo Hércules em Blumenau, Olga Marcondes.
Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos
Campanha 2010

Há cerca de 65 mil pessoas atualmente registradas no cadastro nacional aguardando por  um órgão. As filas de espera aumentam gradativamente, mas não há aumento na mesma proporção de doadores. Na maioria dos casos, porque as famílias se negam a doar os órgãos do parente que teve morte encefálica e não se declarou ser Doador. A falta de preparo das equipes que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) contribui da mesma forma com os índices divergentes. “É necessário que os hospitais disponham de equipes preparadas para realizar a captação de órgãos”, reforça Olga. Uma vida para quem doa é muito. Mas uma vida para quem espera é tudo.

Serviço:
Ação pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos
Data: 25 de setembro
Hora: 8h às 13h
Local: Praça Dr. Blumenau e em frente à Catedral São Paulo Apóstolo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!