quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hepatite C NÃO é DST

Ao Jornal Folha de São Paulo e demais órgãos da imprensa

Recentemente, uma reportagem acerca da transmissão sexual da Hepatite C gerou grandes questionamentos por parte de pacientes e familiares.

A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) esclarece:

A hepatite C não pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST) a luz dos conhecimentos científicos atuais.

Vários trabalhos publicados em revistas médicas de reconhecido rigor científico não confirmam a transmissão sexual da hepatite C como um fator importante.

Os trabalhos que lidam com este assunto podem ter fatores de confundimento que repercutem na clareza das conclusões.

Até o presente momento, a Sociedade Européia e Americana para Estudos das doenças do Fígado, assim como a SBH não reconhecem a Hepatite C como DST.

O sexo seguro deve ser praticado por todos, independente da suspeita do parceiro ter ou não ter hepatite C, sobretudo entre parceiros não-fixos.

Raymundo Paraná
Presidente da SBH

3 comentários:

  1. Tenho lutado muito para que todos entendam isso que a Heaptite C nada tem haver com DST , mas me pareçe que e mais dificil que eu pensava!

    Tenho meu blog banco de saude :
    http://www.bancodesaude.com.br/user/1481/blog

    ResponderExcluir
  2. estou com hepatite c tenho tido muitas dores abdominais casaço coseiras e amargo na boca oque devo fazer

    ResponderExcluir
  3. Caro(a) colega,

    por favor entre em contato conosco pelo e-mail gru_hercules@yahoo.com.br ou pelo telefone (48) 9959-7417, para que possamos esclarecer suas dúvidas.
    Você falará com Anna Schmitt.

    Abraços, Fernando

    ResponderExcluir

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!