Ao Jornal Folha de São Paulo e demais órgãos da imprensa
Recentemente, uma reportagem acerca da transmissão sexual da Hepatite C gerou grandes questionamentos por parte de pacientes e familiares.
A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) esclarece:
A hepatite C não pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST) a luz dos conhecimentos científicos atuais.
Vários trabalhos publicados em revistas médicas de reconhecido rigor científico não confirmam a transmissão sexual da hepatite C como um fator importante.
Os trabalhos que lidam com este assunto podem ter fatores de confundimento que repercutem na clareza das conclusões.
Até o presente momento, a Sociedade Européia e Americana para Estudos das doenças do Fígado, assim como a SBH não reconhecem a Hepatite C como DST.
O sexo seguro deve ser praticado por todos, independente da suspeita do parceiro ter ou não ter hepatite C, sobretudo entre parceiros não-fixos.
Raymundo Paraná
Presidente da SBH
Tenho lutado muito para que todos entendam isso que a Heaptite C nada tem haver com DST , mas me pareçe que e mais dificil que eu pensava!
ResponderExcluirTenho meu blog banco de saude :
http://www.bancodesaude.com.br/user/1481/blog
estou com hepatite c tenho tido muitas dores abdominais casaço coseiras e amargo na boca oque devo fazer
ResponderExcluirCaro(a) colega,
ResponderExcluirpor favor entre em contato conosco pelo e-mail gru_hercules@yahoo.com.br ou pelo telefone (48) 9959-7417, para que possamos esclarecer suas dúvidas.
Você falará com Anna Schmitt.
Abraços, Fernando