sexta-feira, 7 de maio de 2010

BUROCRATAS DECIDEM SOBRE O DIREITO DE VIVER

Quanto vale uma vida?


Um homem e uma mulher em situação limite em relação à vida. Para continuarem vivendo necessitam de realizar transplante de fígado. Estão na fila aqui no Paraná como tantos outros paranaenses estão e estiveram. Os dias correm e nada...nem noticias, nem esperanças. A doença avança e a vida começa a ficar comprometida. Agrava-se o quadro:não dá mais para esperar. Conseguem lugar na fila de Santa Catarina(Blumenau) com a certeza de que em brevíssimos dias estarão transplantados e, vivos!

Estes dois seres não têm posses, dinheiro, mas têm o direito garantido por lei, de receberem o TFD(Tratamento Fora do Domicílio) que a Prefeitura deve fornecer. Pronto, resolvido. É só ir até à Prefeitura e formalizar a situação e, no mesmo dia seguir para Blumenau e receber a vida de volta, uma Graça concedida por Deus e executada por um corpo clínico de altíssimo nível.

Aí vem as surpresas. Os burocratas, que são servidores públicos e pagos por nós,começam a colocar dificuldades, as mais diversas. Dentre elas, por exemplo é que estas duas pessoas moram em Londrina-Paraná e o transplante é em Blumenau-Santa Catarina. A desculpa apresentada é de que uma cidade fica no Paraná e a outra em Santa Catarina, portanto em estados diferentes, apesar de estarem dentro do mesmo País e a lei estabelecer que é assegurado ao cidadão recursos para sua manutenção fora do seu domicilio.



O SUS é Nacional

Ora, Londrina é o domicilio destas pessoas! E como em Londrina, em Curitiba e em todo o Paraná a Central de Transplantes não funciona no caso dos transplantes de fígado, não restou aos dois outra alternativa que não correr atrás de um local onde pudessem receber fígado novo e continuarem, por Vontade de Deus, a viverem. Mas os servidores públicos, aliás funcionários públicos absolutamente descompromissados com o cumprimento das suas funções, negam insistentemente o TFD o que impossibilta a estes dois seres irem a Blumenau. O que fazer diante de tanta insensibilidade? de tanta incompetência? de tanto mau caratismo?

As eleições estão próximas e no nosso Estado e no Brasil as coisas continuam como sempre estiveram. Um bando, muitas vezes quadrilhas organizadas se dedicam a dilapidar o patrimônio público, mas não se dignam legislar, executar, julgar Políticas de Estado e não de Governo voltadas para a saúde, educação etc...

Comigo aconteceu a mesma coisa...

Comigo aconteceu a mesma coisa...Fiz o transplante há dois anos e meio atrás. Estava terminal em Curitiba onde permaneci por mais ou menos três anos na fila. Uma semana depois de me transferir para a fila de Santa Catarina fui transplantado em Blumenau. Me desculpem os leitores mas o qualificativo mais suave que encontro para estes burocratas incompetentes e insensíveis é o de sem vergonhas.
 
Tenho esperanças que através de movimentação da sociedade civil organizada com poucos discursos e muitas ações possamos colocar um fim nesta situação através da nossa poderosa arma que é o voto. Trocar estes bandidos por pessoas sérias e comprometidas com suas propostas e em estabelecer um Estado realmente forte e limpo, politicamente equilibrado onde situação e oposição passem a debater com honestidade e patriotismo os temas que interessam realmente a vida e acabar com estas guerras de quadrilhas organizadas. Encerrando peço aos leitores que orem fervorosamente para que estes dois seres humanos possam ter suas vidas salvas pelos meios que Deus, com certeza, disponiblizará para que ambos se salvem.

Martin Roeder
Conselheiro do Grupo Hércules
Engenheiro Civil
Professor da UFPAR
Extensa carreira de Eng. nos
Setores Público, Privado e Terceiro Setor

Um comentário:

  1. A portaria do TFD é do Ministério da Saúde e regulamenta assunto existente na definição do SUS, que está na Constituição Brasileira.
    O SUS prevê Universalidade, Integralidade, Igualdade.
    Integralidade siginifica prestar tratamento completo.
    Tratamento Fora do Domicílio para cumprir a Integralidade é Constitucional, é direito do cidadão.
    Fernando

    ResponderExcluir

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!