quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Hepatite C Diário Catarinense 1

30 de julho de 2010 

HEPATITE C

Depois da luta, a vitória

– Quantas pessoas perderam a vida sem ter este direito conquistado?
Diario Catarinense
A frase reflexiva é de Anna Gomes Haensel Schmitt, fundadora e coordenadora de Hepatites Virais do Grupo Hércules  Santa Catarina. Agora, cerca de 126 mil catarinenses poderão usufruir do benefício de receber de forma gratuita o medicamento.

Com a primeira página da ação do Ministério Público Federal em uma das mãos e uma caixa de medicamento na outra, Anna lembra quando, em setembro de 2002, então portadora do vírus C, iniciou panfletagem e divulgação em Florianópolis convidando outros portadores e familiares para a primeira reunião.

Naquele ano, com a participação de outros três portadores (Arnaldo Millman, Leandro Lazzari, Marcos Pereira Batista) era criado o grupo.

– Naquela época, hepatite C era uma sentença de morte. Falava-se pouco da doença, havia preconceito e o tratamento era muito caro.

Fatores como estes levaram o grupo a exigir na Justiça o recebimento do remédio. Foi uma sucessão de liminares. Algumas deram resultado, como o tratamento a que Anna se submeteu. A doença negativou.

Em 2004, a ação foi ingressada via Ministério Público Federal. Seis anos depois, o resultado:

– Agora, independente do genótipo, todo portador poderá receber tratamento via SUS. Isso é um grande avanço para portadores e suas famílias – diz Anna.

Com a recente conquista do benefício, Anna e seu grupo pensam em homenagear Leandro Lazzari, vencido pelos vírus das hepatites C e B, com o nome da lei que será criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!