quinta-feira, 15 de abril de 2010

Transplantes - POLÍTICA DE ESTADO e não de Governo!

Nossas Vidas nas mãos de Administradores Temporários e Politiqueiros

Como todos nós brasileiros sentimos na pele, de um modo geral as políticas públicas brasileiras são um desastre.
É só ler jornais, ouvir rádios e assistir televisão que cansamos de nos abater de tanta catástofres mostradas. E aí o que provoca muita indignação:
um bando de "autoridades" transferindo responsabilidades para terceiros. Dizendo estar empenhado em resolver as questões que estão matando nossa gente, que os seus antecessores nada fizeram nessa direção etc,etc,etc. Especificamente no caso do Rio de Janeiro/Niterói penso que cada autoridade que concedeu entrevista ( prefeito, governador, presidente, etc...) ao encerrá-la deveria ir algemada para a cadeia. Prisão perpétua.

  Assim ocorre com milhares de brasileiros que não conseguem ter suas vidas salvas por absoluta ausência de politicas públicas voltadas para a saúde, além da total incompetência dos gestores do sistema. Os que se julgam capazes e até mesmo incompreendidos pecam, pelo menos, por omissão.

Nossas vidas nas mãos de Profissionais Humanitários e Humanos
 O Hospital Santa Isabel de Blumenau demonstra para o Brasil e para o mundo que havendo vontade, capacidade e visão do homem como ser integral (físico e espiritual) os transplantes acontecem. Ressalte-se evidentemente o excelente trabalho desenvolvido pela Central de Transplantes de Santa Catarina.
Não é o caso de citar nomes, uma vez que todos os envolvidos neste setor são ótimos profissionais e maravilhosos seres humanos.

É fácil. Santa Catarina dá a lição e o Brasil copia o modelo! Devem ser implementadas e treinadas a maior quantidade de Coordenadorias Hospitalares possíveis.
É fácil. São Paulo tem um excelente Sistema de Informações em Transplantes e o Brasil copia o modelo!
É fácil...

E  que torne-se Política de Estado.

Para concluir quero deixar registrado que eu estava terminal em Curitiba e transferi-me para a fila de Santa Catarina. Estou vivo porque uma semana após, saí de um hospital curitibano e fui direto para o HSI onde recebi o enxerto de um fígado novo e sadio! Assim fica registrado que se estivesse ficado em Curitiba, onde a Central de Transplantes, não funciona, pelo menos para o caso de fígado, eu estaria fazendo essa manifestação do Além...

 Martin Roeder
Conselheiro do Grupo Hércules
Engenheiro Civil
Professor da UFPAR
Extensa carreira de Eng. nos
Setores Público, Privado e Terceiro Setor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!