segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É desumano e antiético

O texto abaixo foi redigido pelo Dr. Roberto Focaccia
Professor livre-Docente pela Faculdade de Medicina da USP;
Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí;
Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Metropolitana de Santos;
Coordenador do Grupo de Hepatites do Instituto de Infectologia Emílio Ribas;
Comitê Assessor Permanente de Hepatites Virais da SES/SP;

em resposta a Incertezas e Esperança para o enfrentamento das Hepatites Virais e seus Agravos ,
de Jeová Pessin Fragoso, Presidente do Grupo Esperança, de Santos
  

Para contextualizar rapidamente, devemos citar que no 
final de 2009 o Programa Nacional de Hepatites Virais (PNHV) foi incorporado ao Departamento de DST, AIDS (e Hepatites Virais). 
No final de 2010 foi extinta esta Coordenadoria do PNHV dentro do Departamento.
No início de 2011 estamos como há dez anos atrás, se não contarmos o tempo perdido.


Porque não se identificam os portadores de HCV e HBV 
Dr. Roberto Focaccia *
   
"Creio que é fundamental um Coordenador para o Programa de Hepatites, dotado de profundo conhecimento sobre o assunto. Não vai resultar em nada nomear um funcionário do MS sem profunda visão e experiência como já aconteceu mais de uma vez.
 
                  A SBI e a SBH estão falando pelos seus presidentes e prepostos. Seus Comitês técnicos não autorizaram as representações dessas Sociedades a se posicionarem nessa reunião.
 
                 Há necessidade de um conselho técnico como alta representatividade científica, gestora e social que possa assessor e cobrar fortemente os gestores. Há que ser discutido um amplo e eficiente programa de prevenção; orientar e balizar as questões técnicas e estratégicas laboratoriais; criar uma efetiva ação de triagem sorológica; estabelecer programas nacionais de implementação de estruturas de assistência primária, secundária e terciária; motivar a população e sensibilizar os gestores superiores; interagir com os programas estaduais de hepatites (no último conselho técnico da SES de SP, a Dra. Umbeliana manifestou que não consegue uma linha de contato com algum interlocutor em Brasília!!!!), discutir estratégias de tratamento. Não tenha dúvida que não se identificam os portadores de HCV e HBV porque o Estado não dispõe de infra-estrutura de atendimento a tantos portadores. É desumano e antiético. É preciso orientar os gestores. Sem esse conselho, ficamos à mercê dos burocratas de Brasília.
 
               Está tudo praticamente por se fazer. As hepatites virais no Brasil continuam uma doença negligenciável. É triste para nós, que tanto lutamos e nos empenhamos, ver esse quadro desolador. Brasília.
              
               Em grande parte, o isolamento de Brasília é culpado por tudo. Ninguém de bom senso larga suas atividades profissionais pelos salários pagos. Agora com a limitação a gastos de viagem imposta pelo Mantega (aliás, necessários) ficará mais difícil eles pensarem em um conselho técnico de alto nível. É preferível ao governo contar com o patrocínio da SBI e SBH, além da estóica disposição de abnegados das ONGs.
 
               Lembre-se que o sensacional programa de AIDS foi feito com dinheiro do Banco Mundial porque a elite estava incomodada com a situação e pressionou o Governo para se mexer. Com hepatites, e tantas outras doenças importantes que acometem milhões de brasileiros menos favorecidos, empurra-se com a barriga e faz-se o pouco que se dispõe. E, muita conversa também! Quando estive nos primeiros conselhos criados, nós é que fomos negociar com o Ministro verba para disponibilizar o peguilado. Eles tinham uma sobra de 400 milhões e disseram que poderiam dispor mas, após feitos os cálculos, exigiram que aprovássemos normas para uma portaria que excluía o genótipo 2 e 3 e lesão F1. Mas conseguimos pelo menos isso. Sem um Conselho Técnico de alto nível e obviamente a pressão das ONGs, nada avançará. 
 
               Perdõe o desabafo. Mas é a realidade."





*Foto: http://www.beautyfair.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=934
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, fale um pouquinho sobre o post acima. Participe do Blog e da melhora dele. Porém nos reservamos ao direito de não publicar comentários ofensivos, anti-éticos e links Obrigado!!