Hepatites Virais e Ciclo de Encontros Educacionais Abertos
Público Alvo: cidadãos catarinenses residentes em 10 municípios estratégicos e em torno.
As Hepatites Virais (HV) são patologias pouco conhecidas entre a população mundial e até mesmo por maioria dos profissionais e Gestores de Saúde.
Por este motivo e respondendo à solicitação de muitos catarinenses afetados pelas hepatites A, B e C - incluindo gestores e pessoas que atuam na área em nosso estado - o Grupo Hércules de Apoio aos Portadores de HV, Doações e Transplantes de Fígado estará levando a dez municípios estratégicos, um Ciclo de Encontros Educacionais abertos para divulgar a todos os interessados: aspectos específicos de cada uma destas patologias, formas de contágio, prevenção, tratamento e enfrentamento da epidemia através da organização social.
O Ciclo de Encontros denominado Rede Catarinense Contra as Hepatites Virais – o Cidadão Catarinense na Luta Contra as Hepatites, que inicia no dia 28 do corrente mês, tem como objetivo maior: esclarecer o que vem a ser esta doença sem sintomas que atinge o mundo inteiro e compreender como ocorre disseminação da denominada Epidemia Silenciosa, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dentre outras peculiaridades destacamos o intuito de alertar, orientar e prevenir, Santa Catarina ocupa lugar de destaque quanto ao índice de contaminados em relação a maioria dos estados do Brasil.
Em contrapartida somente em nosso estado, vigora uma Lei que garante os exames e todos os procedimentos necessários aos que têm indicação para o tratamento das hepatites B e C e o atendimento modelo da Equipe Multidisciplinar do Hospital Nereu Ramos de Florianópolis, implantado há quase uma década, é reconhecido como referência nacional. Os resultados práticos demonstraram maior efetividade, adesão e sucesso, quanto ao número de portadores de HV tratados que alcançaram a cura.
O referido modelo foi levado nos últimos três anos pela DIVE-SES (Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde) e capacitou muitos profissionais que atuam em unidades estratégicas de SC. É fundamental que seja implantado!
A proposta de promover encontros educacionais abertos à comunidade também contempla a instrumentalizar multiplicadores da sociedade civil.
O Grupo Hércules SC, que neste ano completa 10 anos de existência, é uma Organização sem fins lucrativos e atua através do trabalho voluntário de pessoas que, de alguma forma, foram afetadas pelas hepatites virais (contaminados, em tratamento, familiares, simpatizantes, cidadãos já curados, transplantados ou que aguardam transplante de fígado), com a MISSÃO de:
“Conscientizar a População Catarinense sobre a existência e proporções epidêmicas das Hepatites Virais, promover ações de mútua ajuda e lutar pelo cumprimento dos direitos constitucionais dos portadores, seus familiares e demais afetados, bem como fomentar a Doação de Órgãos e Tecidos, com ênfase nos Transplantes de Fígado em Santa Catarina (SC)”.
Todas as ações que requerem Recursos Humanos e materiais realizam-se com o apoio ou doações de Pessoas Físicas, Jurídicas, Privadas e/ou Públicas que contratam e cedem os serviços de profissionais e doam os artigos necessários. Quanto as despesas com telefones, internet e transporte são embutidas na Contribuição de cada voluntário que presta, espontaneamente, tais serviços. A cada ação pontual, é realizada uma captação de serviços e produtos com destino pré-determinado.
Na medida em que vamos conquistando a criação e implantação de reconhecimento e novas Políticas Públicas de Saúde, maior vem sendo a demanda em todo Estado.
O presente projeto será levado aos municípios de: Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Lages, Videira e São Miguel do Oeste nas datas assinaladas no Cronograma abaixo.
Todos os participantes dos encontros receberão certificados de participação pelo período de 08 (oito) horas no Encontro Educacional denominado Rede Catarinense Contra as Hepatites Virais - Cidadão Catarinense na Luta Contra as Hepatites Virais, que conta com: financiamento do Ministério da Saúde (MS), repassado via UNESCO e colaboração da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (DIVE).
![]() |
Participações especiais de Samanta Machado de Araújo, Silvia Rinaldi (São PauloSP) e Sérgio Caldara (Florianópolis/SC) |
Os locais serão oportunamente, divulgados:
Blumenau:
28/03/2012 - Quarta-Feira
08:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h
Fundação Pró-familia/adolescente
Rua Jacó Brueckheimer, 370-Velha
Próximo à Vila Germânica
Itajaí e Balneário Camboriú:
30/03/2012 - Sexta-Feira
08:30 às 12:30h e 14:00 às 18:00h
Auditório do Centro de Ciências da Saúde - UNIVALI
Centro - Itajaí/SC
Tubarão/SC:
11/04/2012 - Quarta-Feira
08:30 às 12:30h + 14:00 às 18:00h
Auditório do Hospital Nossa Senhora da Conceição
http://www.hnsc.org.br/
Centro
Criciúma/SC:
13/04/2012 - Sexta-Feira
08:00 às 12:00h + 13:00 às 17:00h
Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR)
Rodovia SC - 443 km 01 nº 670
Próspera
Para maiores informações, estamos à disposição nos seguintes canais de comunicação:
Blumenau:
28/03/2012 - Quarta-Feira
08:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h
Fundação Pró-familia/adolescente
Rua Jacó Brueckheimer, 370-Velha
Próximo à Vila Germânica
Itajaí e Balneário Camboriú:
30/03/2012 - Sexta-Feira
08:30 às 12:30h e 14:00 às 18:00h
Auditório do Centro de Ciências da Saúde - UNIVALI
Centro - Itajaí/SC
Tubarão/SC:
11/04/2012 - Quarta-Feira
08:30 às 12:30h + 14:00 às 18:00h
Auditório do Hospital Nossa Senhora da Conceição
http://www.hnsc.org.br/
Centro
Criciúma/SC:
13/04/2012 - Sexta-Feira
08:00 às 12:00h + 13:00 às 17:00h
Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR)
Rodovia SC - 443 km 01 nº 670
Próspera
Para maiores informações, estamos à disposição nos seguintes canais de comunicação:
Anna: gru_hercules@yahoo.com.br (48) 9959-7417
Olga: astroblu20@gmail.com (47) 8864-9880
Fernando: astroblu08@gmail.com (48) 9938-8336
Gilberto: (49) 9963-0630
www.twitter.com/grupohercules
Fernando: astroblu08@gmail.com (48) 9938-8336
Gilberto: (49) 9963-0630
www.twitter.com/grupohercules
CRONOGRAMA DE VIAGENS
SA-4018/2010 - CSV 106/10
REDE CATARINENSE CONTRA AS HEPATITES VIRAIS
Fernando e amigos do Grupo Hércules
ResponderExcluirNão existem palavras que consigam expressar o quão honrados estamos todos nós, colaboradores e alunos do Voluntariando-C, em nos tornarmos parte dessa causa, auxiliando na divulgação e na prevenção das Hepatites, especialmente a Hepatite C. Eu acredito que esses movimentos sociais e educacionais acabam se tornando norteadores e auxiliadores da sociedade para que todos tenham acesso ao conhecimento e, consequentemente, à saúde. Contem conosco e contem comigo, sempre.
Todo o sucesso do mundo!
Silvia Rinaldi
Nós do Voluntariando-C ficamos muito felizes por fazer parte de tudo isso!
ResponderExcluirDaniel Escandura,integrante do Voluntariando-C
perdi a data aqui das cidades perto... espero que na proximaoportunidade eu consiga ir..
ResponderExcluirDe qualquer modo você poderá entrar em contato conosco a qualquer tempo e lhe prestaremos todos esclarecimentos necessários. fique à vontade: astroblu08@gmail.com
ExcluirEm que cidade você mora?
Grande abraço,
Fernando
Amigos do grupo Hércules,sou uma portadora da hepatite C genotipo 1.Comecei meu tratamento dia 3 de agosto de 2011.Moro numa cidade pequena e com pouco recursos em saúde,ai então faço meu tratamento na capital,que é em Florianopolins no hospital HU.Eles são bem copetentes,só que é bem ruim pra mim essas viajens,mais fazer ok é o unico recurso.Pois meu esposo tem só que não recisou tratar ai ele é meu grande amigão acompanha em tds as viajens e cuida de mim.Ainda tenho muita ansia eo pior, que o remédio que alivia minha ansia custa muito caro ai só tomo o drami b6.Perdi 10 kgs e me sinto fraca mais sei que td isso faz parte.Mais sei se fosse o tratamento particular seria bem mais penoso.Pois saimos na madrugada antes da consulta as 4 horas e voltamos pra casa as20horas do mesmo dia,ai que é tenho muitas vezes que ficar deitada nas cadeiras até esperar que a secretaria da saúde da minha cidade ,consiga atenderos outros pacientes para voltarmos.Isso não é td onde estou morando tem secretaria e td mais.è que as vezes e muitas vezes além de perderem os exs ,levam até 1 ano pra marcar e isso não é td ainda dizem o melhor é pagar.Claro com certeza se eu tivesse condições faria isso com certeza.Grande abraço a esse grupo!!!Espero qundo ecrever de novo pra vcs as coisas estejam bem melhor...A dedsculpa o desabafo,mais só que está passando por isso sabe ,que não é mole não..
ResponderExcluirCara colega,
Excluirpeço a gentileza de enviar um e-mail para astroblu08@gmail.com ou gru_hercules@yahoo.com.br de modo que possamos discutir melhor esta situação e avaliar algumas possibilidades.
Em 2010 a responsável pelo Programa Estadual de Hepatites Virais, um médico infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, a Coordenadora do Polo de Aplicação do Hospital Nereu Ramos (Florianópolis)capacitaram profissionais de várias Secretarias Regionais (SDR). Uma das intenções seria descentralizar tanto as consultas como o tratamento (aplicações).
Atualmente nosso projeto percorre dez cidades do estado com a intenção de capacitar multiplicadores da população local em hepatites e movimento social. Pessoas que lutarão, entre outras coisas, pela divulgação das hepatites e pelo direito dos portadores/familiares.
Esperamos que isto tudo faça diminuir esta triste realidade da peregrinação diária das ambulâncias rumo às cidades maiores.
Favor repassar ao seu marido nossos parabéns e desejar a ele muitas felicidades. Nestas horas que as pessoas boas mostram seu valor.
Grande abraço e muito sucesso,
Fernando