Dia Mundial das Hepatites 2011
Algumas Atividades Públicas
Algumas das nossas atividades referentes ao
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: 28 de Julho de 2011.
Agradecemos a todos as pessoas e organizações que colaboraram, independente da maneira que o fizeram. Todos foram muito importantes e somos imensamente gratos.
Florianópolis/SC:
 |
Palestra Coinfecção - Dra. Ana Paula Bertuol - Foto CMAIDS |
No ano de 2011 a Comissão Municipal de Prevenção e Controle de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais (CMAIDS) realizou várias ações educativas: Hepatites Virais, Tuberculose, Violências e a última foi sobre coinfecções (HIV, HV e TB). Inicialmente voltadas aos componentes da Comissão, as ações ganharam importância e dimensão com a extensão dos convites a funcionários da
Saúde Municipal, aos Agentes Comunitários e aos usuários. Deste modo, compareceram no debate de
21 de julho de 2011, no Auditório da
Federação do Comércio de Santa Catarina (FECOMERCIO) mais de oitenta pessoas. Neste evento foram repassadas orientações e material sobre as atividades referentes ao 28 de julho.
 |
Palestra Coinfecção - Dra. Ana Paula Bertuol - Foto CMAIDS |
Agradecimentos especial aos palestrantes e à Organização.
No dia
28 de julho houve divulgação de testes para hepatites e vacinação contra a Hepatite B no centro da cidade, entre o Terminal Central (TICEN) de ônibus urbanos e o Mercado Público. Ação em conjunto com a CMAIDS com participação da
Vigilância Epidemiológica Municipal, da
Fundação Açoriana para o Controle da Aids (FAÇA) e da
Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEDH). A ADEDH também realizou um trabalho específico com Salões de Beleza incentivando a vacinação de seus profissionais.
Neste dia foram vacinadas 400 pessoas em menos de cinco horas, com demanda para muitas mais.
Hepatite B tem vacina e pode ser transmitida por via parenteral, sexual e vertical.
O Grupo Hércules participou de entrevistas em várias rádios (CBN Diário, Record Santa Catarina) e redes de televisão (RBSTV, TVCOM, SCC, Record, TVBV, Rádio e TV ALESC).
A imprensa escrita local também colaborou muito para o sucesso da divulgação.
Interessante citar entrevista concedida à
Rádio Peperi de São Miguel do Oeste/SC, aproximadamente 700 Km de distância, cidade situada dentro de região endêmica de Hepatite B. Outra reportagem, agora num bairro de Florianópolis/SC, a Lagoa da Conceição, foi feita pelo Jornal Folha da Lagoa, exaltando a qualidade dos serviços do Polo de Aplicação e Monitoramento de Medicamentos Injetáveis (PAMMI) do Hospital Nereu Ramos (Estadual), responsável pelo tratamento da hepatite C na grande Florianópolis, parceiro constante dos pacientes e do Grupo Hércules. Esta reportagem será transcrita neste blog, na íntegra e muito em breve.
Blumenau/SC:
 |
Foto: www.jaimebatistadasilva.blogspot.com |
Um dos principais eventos na cidade sede da nossa Coordenadoria de Doações e Transplantes de Fígado foi o evento realizado no dia
30 de julho em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Foi no vão da escadaria da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo e quando foram realizados mais de 200 testes (de laboratório), com muita procura popular durante todo o evento.
 |
Foto: www.jaimebatistadasilva.blogspot.com |
Muito do sucesso deste dia teve início em dias anteriores, devido às várias entrevistas na imprensa local, em que o Grupo Hércules foi apoiado significativamente pelo Dr. Daniel F. Soares e Silva - Hepatologista, na
rádio e na
TV (3min e 15s), pelo Responsável Técnico do Serviço de Transplantes Hepáticos do
Hospital Santa Isabel (HSI), o
Dr. Marcelo Augusto S. Nogara e pela Chefe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a
Terapeuta Clair B. Bortolotto.
 |
Foto: www.jaimebatistadasilva.blogspot.com |
Apoio "Externo":
Pode-se dizer que este foi o ano em que a visibilidade dada às hepatites teve dimensão recorde, depois de vários anos de dura luta solitária do movimento social dos portadores.
Não poderíamos deixar de citar o apoio a nível Nacional e agradecer à série de reportagens apresentada no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão "
Hepatite- a Epidemia Ignorada" de autoria do Dr. Dráuzio Varella (que também entrevistou o Presidente da Sociedade brasileira de Infectologia (SBInfecto)
Dr. Raymundo Paraná) e à
Campanha do Ministério da Saúde, que teve no Ministro Padilha um dedicado "Garoto Propaganda".
Estudo referente à internet e seu uso pelos pacientes de Hepatite C foi um excelente Trabalho de Conclusão de Curso da Jornalista Grazielle Cristina Guimarães:
Conectando-C: A Influência da Internet na vida dos Portadores de Hepatite C . Publicado em Junho, ele já apontava a pequena importância e presença do Ministério da Saúde neste importante meio de divulgação e pesquisa.
Por isto, dentro da Campanha oficial, uma grata novidade foi a introdução da patologia nas rede sociais (Twitter, Facebook, Orkut, etc), trabalho que teve participação efetiva e decisiva da colega Ana Flor do Blog
Animando-C.
Estes canais levaram informações para inúmeros brasileiros/estrangeiros e trouxe outros tantos para apoiar na divulgação e na luta cidadã.
Uma outra importante iniciativa das Organizações da Sociedade Civil na Luta contra as Hepatites é a Campanha "
Qual a Cara da Hepatite C" que tem como Coordenador Científico o
Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo - Infectologista - e o site
Portal das Hepatites como referência. Veja duas entrevistas dele na
Jovem Pan On Line e na
Veja On Line.
Agradecemos o apoio da
Aliança Independente dos Grupos de Apoio (AIGA) e da
World Hepatitis Alliance (WHA).