segunda-feira, 21 de junho de 2010

Livro: Procura-se um Coração

Lucia Seixas e Sônia Magalhães

http://www.adote.org.br/news/procura_se_um_coracao_277


Os pais de Manuela (Lela), de 16 anos e do irmão, Pedro, de 15, estão se separando pela terceira vez. A mãe deles, Ana, sofre de um problema no coração e entra na fila para transplante. Lela sofre com a situação, pois reluta em contar o fato até para sua melhor amiga.

Ao saber do problema, o professor de Português de Lela pede que os alunos façam pesquisa e redação sobre o tema. O envolvimento dos alunos cresce tanto que a turma acaba promovendo uma campanha pela doação de órgãos: preparam camisetas, criam frases, vão para a rua, distribuem panfletos e conversam com as pessoas.

Paralelamente, uma trama romântica envolve Lela, cujo coração também está sofrendo: com quem ela vai ficar? Uma história esclarecedora e comovente.

Nível: Ensino Fundamental   
Temas abordados: Amizade
Doação de órgãos
Fidelidade
Namoro
Relação com os pais
Transplantes

Temas transversais: Pluralidade cultural
Ética

http://www.ftd.com.br/v4/detalhado.cfm?item_cod=13400743

Parte dos Direitos Autorais da Autora será revertida à ADOTE !


.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Inclusão Digital

Conselho Municipal de Saúde de Campos Novos

15/06 -O Conselho Municipal de Saúde de Campos Novos recebeu na última reunião (10/06) um aparelho de televisão doado pelo Programa de Inclusão Digital (PID) do governo federal aos conselhos de saúde.

O equipamento entregue ao presidente do conselho municipal será utilizado como forma de acesso ao canal saúde, o qual veicula campanhas e programas educativos na área referida. Anteriormente o conselho já havia recebido do mesmo programa um computador e uma impressora.


O Programa de Inclusão Digital, ou PID, como é conhecido, tem como meta contribuir para que os conselhos de saúde incorporem o controle social digital em seu cotidiano, por meio do uso da informática e da internet como ferramentas para busca de informações em saúde e para o reforço à comunicação entre conselhos e dessas instâncias com a sociedade. Diante desse objetivo, as ações do Programa de Inclusão Digital - desenvolvidas em parceria pelo CNS, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Banco do Brasil - sustentam-se em três pilares essenciais: a oferta de equipamentos, a garantia da conectividade à internet e a formação dos conselhos para o uso dessa tecnologia com vistas ao fortalecimento do controle social.

Em Campos Novos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde é o Sr. Gilberto Scussiato.

FONTE: http://www.bomdiaoeste.com.br/campos%20novos.html

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Classificado, sem medo

Hepatite C, Sem Medo


Filme do Animando C foi classificado em terceiro lugar no Concurso de vídeo Um Minutinho do Ministério da Saúde para o Congresso Brasileiro de Prevenção 2010. O filme foi realizado por uma portadora de Hepatite C que teve a coragem de se mostrar como exemplo e divulgar a patologia.
Esta conquista facilita a replicação do filme e das informações nele contidas.

Parabéns!

Entrevista na CBN Blumenau/SC

Blumenau - Notícias na Manhã - 12 de Junho

Membros da Diretoria do Grupo Hércules SC participarão neste Sábado 12 de Junho de 2010 às 09:30h do Programa Notícias na Manhã com Celso Ferreira na Rádio CBN Blumenau - 820 AM.

O Presidente do Grupo, Fernando Cezar P Santos, a Coordenadora de Hepatites Virais, Anna MGH Schmitt e uma das mais novas filiadas à Coordenadoria de Doações (de Órgãos e Tecidos) e Transplantes de Fígado, Olga Marcondes, debaterão as Hepatites B e C que são causa de mais de 70% dos Transplantes de Fígado. Este procedimento, em que Blumenau é referência Nacional através do Hospital Santa Isabel, também estará na Pauta.


O programa também poderá ser acompanhado no site http://www.cbnblumenau.com/ 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Centro de Aplicação de Medicamentos - Londrina/PR

Plantando sementes!


MegLon - Grupo Margarete Barella de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais de Londrina e Região, orgulhosamente apresenta a todos as fotos do Centro de Aplicação Assistida de Interferon, resultado da uma das nossas denuncias junto ao Ministério Público de Londrina.

Espera para a Sala 106
Consideramos um grande avanço, uma vez que não tínhamos condições humanas de atendimento durante o tratamento. Sentimos que ainda precisamos modificar o conceito do tratamento aqui em nossa região, porque muitos profissionais de saúde o consideram um tratamento apenas paliativo, sem resultados. Porém, continuaremos na fiscalização dos atendimentos para que possamos localizar as falhas no tratamento e conseguirmos uma estatística mais otimista com melhores resultados para os pacientes.

Acreditamos agora que com o acompanhamento da equipe multidisciplinar, o paciente tenha maior chance de obter a cura, sofra menos os efeitos colaterais e consigamos dar maior conforto aos pacientes.

Sala de Aplicação
Informamos também que já estamos na terceira reunião do Grupo Bem Viver que funciona dentro do próprio Cismepar montado pelas gestoras locais de saúde tendo como finalidade educar o paciente, estimular a adesão ao tratamento assistido e aceitar melhor a patologia.

Os pacientes passam por uma série de reuniões informativas, uma com a enfermeira responsável pelos atendimentos aos portadores de Hepatites Virais onde são passados ensinamentos básicos sobre a prevenção dentro de casa. 
Poltronas para recuperação do paciente
Outra reunião com a Psicóloga responsável pelo Grupo, a qual tenta dar condições emocionais para a adesão ao tratamento e aceitação da patologia. E finalmente uma terceira reunião com a Nutricionista responsável pelos atendimentos. Temos ainda uma fisioterapeuta que pretende implantar a acupuntura junto ao tratamento, não sei até onde isso poderá ajudar ou atrapalhar o tratamento, mas se com isso o paciente se sentir mais confiante já será de grande ajuda.


Telma Alcazar
Coordenadora do MegLon
Grupo Margarete Barella de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais de Londrina e região.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Grande Brechó ViaVida

ATENÇÃO
GRANDE BRECHÓ!!
Roupas masculinas, femininas e infantis,
calçados, Bazar e utensílios domésticos
NÃO PERCA, ÓTIMOS PREÇOS!!
Dia 11/06/2010 – sexta-feira das 11h às 17h
Rua São Mateus, 815 – 3333.4519
Porto Alegre/RS


VIA VIDA 
www.viavida.org.br


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Canal Saúde Fiocruz







Parceiro na Divulgação de eventos e notícias de saúde


Canal Saúde / Fiocruz
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ. CEP 21040-900
Telefax: 55 (21) 3194-7700 | 0800 701 8122 |
 canal@fiocruz.br



ONDE ASSISTIR

A NBR é o canal de notícias do Poder Executivo. O Canal Saúde, através de uma parceria, possui uma faixa de horário chamada Brasil Saudável, que vai ao ar de segunda a sexta, de 13h as 14h.
A NBR pode ser assistida de duas formas
(mais informações em http://www.ebc.com.br/canais/nbr/):
1. Em todos as TVs a cabo por assinatura;
2. Recepção Satélite (Antena Parabólica):


2.1 Digital:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190

2.2 Analógica:
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L: 1120
Polarização: Vertical

terça-feira, 1 de junho de 2010

Nova nomenclatura Doadores

Classificação segundo a


Organização Mundial de Saúde (OMS), para as categorias de doador:
potencial (quando abre o protocolo de morte encefálica e comunica à Central de Transplante),
elegível (quando o protocolo de morte encefálica é completado),
efetivo (quando inicia a cirurgia de remoção) e
com órgãos utilizados.
http://www.abto.org.br/abtov02/portugues/populacao/rbt/mensagemRestrita.aspx?idCategoria=2
Editorial RBT pg 2